CFV - RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO - PARTE I


COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

Processo que envolve a troca de informações entre duas ou mais pessoas

LINGUAGEM

Quando nos comunicamos estamos fazendo uso da linguagem.
Linguagem - sistema constituído por elementos que podem ser gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras, que são usados para representar conceitos de comunicação, idéias, significados e pensamentos.

COMPONENTES DA COMUNICAÇÃO

EMISSOR - Troca informações baseadas em seu repertório cultural, sua formação educacional, vivências, emoções.
RECEPTOR - Processa a informação, segundo seus objetivos e  transforma-a em conhecimento.

TIPOS DE COMUNICAÇÃO

VERBAL – Em que a mensagem é constituída pela palavra. É subdividida em oral e escrita.



Ao falar, discursar, escrever uma carta ou postar em redes sociais estamos fazendo uso do idioma que nos foi ensinado, bem como do sistema escrito (alfabeto). A comunicação verbal só funciona de forma eficaz entre pessoas habilitadas a falar e escrever o mesmo idioma.



NÃO VERBAL - Comunicação concretizada através de mímica, olhar, símbolos, postura




PROCESSO DA COMUNICAÇÃO:

Compreendemos que o emissor passa a mensagem para o receptor, este por sua vez ao compreender essa mensagem terá uma reação diante deste estímulo que provocará uma alteração em seu comportamento, quer seja de forma emocional (alegria, tristeza), cognitiva (aprendizado) e mesmo fisiológica (salivação decorrente da fome, excitação sexual etc). Tudo irá depender do tipo de estímulo e em qual estado o receptor se encontra naquele momento. Essa reação do indivíduo também é chamada FEEDBACK.





IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO PARA A ATIVIDADE DE SEGURANÇA





Considerando que o elemento mais importante para a consecução da atividade de segurança é o trabalho ostensivo e que este só é obtido por meio de recursos que geram a sensação de proteção para as pessoas, como o uniforme, os equipamentos e a atitude do profissional. É importante que o vigilante se empenhe ao máximo para gerar uma imagem adequada de segurança para seus clientes.




Como diz o ditado, uma imagem vale mais do que mil palavras.


Um vigilante que apresenta uma imagem desleixada irá transmitir para sua clientela uma pessoa despreparada e para o criminoso uma pessoa vulnerável, uma fraqueza que será utilizada em favor do meliante para o cometimento de crimes.


BARREIRAS DE COMUNICAÇÃO

BLOQUEIO
Ocorre quando a mensagem não é captada e a comunicação é interrompida. Entre o emissor e o receptor existem zonas de silêncio, isto é assuntos em que se estabeleceram barreias psicológicas ou murros de silêncio Ex., por favor, não me fale nesse assunto. Você sabe que eu não gosto de falar sobre isso.

FILTRAGEM
Neste caso, a comunicação existe mais a mensagem não é recebida em parte.

RUIDO
Ocorre quando a comunicação entre duas pessoas ou grupos é distorcida ou mal interpretada.




 
DICÇÃO, AFASIAS E INIBIÇÕES

DICÇÃO - É o modo em que uma pessoa articula e pronuncia as palavras de uma língua. Denota a pronúncia clara e na correta entonação de um texto no seu meio linguístico.
É muito importante que o vigilante saiba codificar adequadamente as palavras. É preciso cuidado com a tonalidade, altura, timbre e a velocidade da voz.

PROBLEMAS DE DICÇÃO

Afasia - Perda da capacidade e das habilidades de linguagem falada e escrita.
A afasia é um sintoma comum na neurologia clínica, muitas vezes como consequência de um acidente vascular cerebral

Inibição - Condição em que ocorre limitação ou bloqueio do desempenho e/ou da livre expressão devido à sobreposição de alguma atividade psicológica sobre outra. Por exemplo timidez, ansiedade, desânimo, baixa auto-estima, stress etc.